segunda-feira, 7 de novembro de 2011

#1 Momento CDF - URSS pós-guerra


Como todo aluno normal (normal, não CDFs), sou do tipo que só se interessa realmente quando está prestes a entrar numa bela duma recuperação. Então, aí vai um resumo que fiz de um dos três assuntos do meu teste de História de amanhã, espero ajudar.

Em 1917, a primeira guerra mundial chegou ao fim, e ocorreram as revoluções: bolchevique e socialista. O Governo da União Soviética foi assumido por Lenin, que derrotou os mencheviques (ou seja, os ricos) na guerra civil e implantou a NEP, o primeiro plano econômico da história.

Em 1924 Lenin morre, e o poder da União Soviética passa a ser disputado por Trtsky e Stalin, ambos com teorias diferentes.

Trosky dizia que primeiramente o socialismo deveria começar nos países que arredondavam a União Soviética, e depois chegar até a mesma, já Stalin, defendia a teoria de que o socialismo teria que começar primeiro de dentro do país, para depois finalmente conquistar as outras regiões.

Stalin, por ter uma teoria mais lógica e correta, ganhou, e passou a perseguir Trosky e seus seguidores.O derrotado em sua fuga, não foi além do México, assassinado.

Porém, ao colocar Stalin no poder, os soviéticos perceberam então que não valia apena: Grande autoritarismo, centralização do poder e culto a personalidade (fazer propagandas elogiando seu próprio governo). Assim era o governo de Stalin. Uma espécie de Ditadura Militar no Brasil.

Em seu governo autocrático, Stalin mandava em tudo e em todos.

Os opositores de Stalin, também conhecidos como "dissidentes", eram perseguidos e julgados pelo mesmo.

Porém, apesar de um governo autoritário e repressivo, a economia crescia em razão dos planos quinquenais, um planejamento econômico que estabelecia desenvolvimento industrial, coletivização e necanização através dos Sovkhozes e Kolkozes.

- Sovkhozes - Fazendas estatais cuja produção, máquinas e terras pertenciam ao estado. Ou seja, tudo era do governo.
- Kolkozes - Cooperativas coletivas, cujos membros eram proprietparios da produção e não da terra. Ou mais claramente falando: Apenas as terras eram do governo.

A União Soviética tornou-se rapidamente um dos primeiros produtores de aço e petróleo. Porém, Stalin investia somente em indústria pesada, esquecendo dos bens de consumo, dava atenção apenas a exportação e economia, esquecendo do povo.

Algo muito importante para Stalin, era a educação, fazendo-o investir muito nesse ponto, passando a ser venerado como "guia infalível do povo".

Enfim Stalin desejava por em prática o que até então eram apenas palavras: Iniciar o projeto socialista na URSS e depois, no mundo, implantando o totalitarismo de esquerda, evitando a entrada de influências burguesas.

Enquanto isso, nos países capitalistas, emergiam as doutrinas totalitárias de extrema-direita.

A direita, os países capitalistas, e a esquerda, Stalin e o socialismo.

Pouco antes da segunda guerra a URSS e a Alemanha assinaram um tratado de não agessão, o conhecido Pacto Ribbentrop-Montolov.

Porém, Hitler (líder da Alemanha), descumpriu o acordo e invadiu o território soviético, com a operação Barbarrosa.

Diante da invasão do nazista Hitler, os soviéticos foram obrigados a entrar em guerra, ao lado dos Aliados (capítalistas, que eram contra os nazistas e outros países socialistas).

À medida que os capitalistas expulsavam os nazistas, o socialistas se aproveitavam e pegavam esses territórios, implantando seu modelo de governo.

A conferência de Yalta dividiu o mundo, tornado-o bipolar. De um lado, capitalista (EUA) e do outro, socialista (URSS).

Ministro inglês W. Churchill, denunciou a URSS, dizendo ser uma ameaça, e a partir daí ocorreu a divisão acima citada.

Acho que até aí ajuda! :)

UM OBRIGADO GIGANTE A MINHA AMIGA LETÍCIA QUEIROZ, QUE ME AJUDOU MUITO A ESTUDAR. :)

Um comentário:

Me ajude curtindo minha página de humor no Facebook.

Basta clicar, mais nada. Por favor, clica, clica, vai.