domingo, 26 de agosto de 2012

#1 É bom saber: Eu tinha falado ou falo?


É realmente impressionante a maneira como os meios comunicativos influenciam diariamente em nossas atitudes, começando pela pronúncia. Todos os dias milhares de habitantes de países lusófonos (falantes do português) comentem absurdos erros, considerados assim, não exclusivamente por estarem incorretos, mas também em função dos significados das palavras que são substituídas em determinadas frases, que se forem analisadas corretamente, não se aplicam de forma alguma com o contexto apresentado.

Um exemplo comum é o uso do termo falo como particípio do Verbo Simples falar. Bom, de acordo com as regras aplicadas ao português -ao menos o brasileiro-, o infinitivo citado sendo classificado como simples, deve ter apenas um particípio, mas a linguagem popular contraria esta regra quando aplica o que é mostrado no exemplo acima/abaixo.

Ex: Eu tinha falo.

A frase acima é um equívoco. Chega a ser considerado bizarro se for lavado em conta o significado da palavra destacada. Falo nunca foi e é bem provável que nunca será particípio da falar, uma vez que o termo "dono" deste papel é falado. A única ocasião em que "eu tinha falo" estaria correto é se você fosse um transexual - referindo-se à época anterior a cirurgia, quando você retirou seu pênis. Sim, é estranho, mas estou dizendo que "falo" é na verdade um substantivo e seu verdadeiro significado é uma das áreas do órgão genital masculino.

Mas cuidado, esta regra não se aplica a todos infinitivos. Em outra oportunidade postarei mais sobre este assunto.

Quem me contou isso foi meu professor de inglês no ano de 2009. Deste então, nunca me preocupei em saber se era realmente verdade, mas ainda assim passei a excluir "falo" da minha lista de particípio(s) do verbo falar. Hoje, conversando com alguns amigos, percebi a presença do termo e resolvi pesquisar para tirar minhas próprias conclusões. Estou compartilhando com vocês. Espero que tenham gostado.

Se você for postar isso em outro blog, coloque os devidos créditos a Peterson do peterblogue.blogsppot.com (basta copiar isso aqui).

2 comentários:

  1. ow cara aumenta a letra q ta dificil ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, tudo bem? Desculpe-me pela letra pequena. Ela veio juntamente com o novo Layout, formador da nova versão do blog. Achei bonito e ajudou bastante na estética das postagens do blog, no entanto, não havia pensado por este lado. Muitos leitores tem problema de visão e às vezes até com as vistas perfeitas não conseguimos ler o que está escrito aqui. Vou procurar arrumar este pequeno equívoco nas próximas semanas (agora não tem como, pois estou muito ocupado com algumas coisas da escola). Vou ter de programar uma nova versão para o blog =/. Obrigado :)

      Excluir

Me ajude curtindo minha página de humor no Facebook.

Basta clicar, mais nada. Por favor, clica, clica, vai.