quarta-feira, 2 de março de 2011

Como jogar UNO corretamente

Você já deve ter visto algum mané, jogando UNO na escola, isso eu tenho certeza. Se você sabe jogar, mas às vezes se depara com pessoas que jogam COMPLETAMENTE diferente de você, ou se você não sabe, abaixo vai as instruções ORIGINAIS do jogo, e instruções CRIADAS por jogadores.

1. COMO JOGAR


Neste tópico, você aprenderá a regra BÁSICA do jogo. Funciona da seguinte maneira.

Até DEZ pessoas podem jogar uno, recebendo cada uma SETE CARTAS. Quanto menor a quantidade de pessoas no jogo, maior poderá ser o número de cartas de acordo com seu gosto.

- O baralho começa. A parte que está em cima do baralho é virada, e a partir dela começa o jogo. Se a carta retirada de cima do baralho for uma carta de ação (que você verá mais abaixo), ela é colocada novamente ao baralho, e outra carta é tirada.

- Se cair a carta 5 VERDE, você tem que jogar OU uma 5 de QUALQUER COR, ou QUALQUER carta com QUALQUER NÚMERO que seja VERDE.

- O jogo começa no sentido horário. Se a primeira carta a ser retirada do baralho for +2 ou +4, a primeira pessoa a jogar terá que pegar as cartas, se não tiver da mesma para o próximo pegar o dobro. Por exemplo:

Três pessoas jogando. Eu, você, e fulano. O baralho começou, e saiu uma +4. Como eu começo, eu devo CAVAR mais quatro cartas, MAS... Como eu tenho outra +4, o meu próximo pegará +8, e assim por diante.

EXCEÇÃO: Não se pode jogar +2 em cima de +4, apenas +4 em cima de +2. Por que? Veja a explicação.


No jogo, existem dois coringas. A carta colorida com o "+4", que faz o próximo jogador cavar, e dá a vantagem de quem a jogou de escolher a cor que o próximo jogador irá jogar, e a carta que é apenas colorida, que é a mesma coisa, só não faz o próximo jogador pegar mais quatro cartas. Coringa por sua vez, cobre QUALQUER carta. Por exemplo, se você colocar o +2, e eu colocar o +4, estará correto. Mas, estaria incorreto, se você jogasse o +4 e em cima, eu jogasse o +2, para o fulano cavar seis cartas do baralho.


2. CARTAS DE AÇÃO


- As cartas de ação são: Bloqueio, volta o jogo e coloca a mão(Carta 1), e a regra do 0.


BLOQUEIO
Se eu jogar a carta BLOQUEIO, a próxima pessoa seria você, mas quem vai jogar, é fulano, por que eu te bloqueei.

VOLTA O JOGO
É um carta com duas setas invertidas. Se o jogo estiver no sentido horário, ele vai para o honorário. Por exemplo. Se é minha vez, e eu jogar uma carta VOLTA O JOGO, o próximo SERIA você, mas como vai VOLTAR o jogo, o próximo será FULANO, e depois VOCÊ, e depois novamente eu.

COLOCA A MÃO
Se algum jogador jogar essa carta, você tem que colocar rapidamente sua mão em cima dela. Caso você seja o último a colocar a sua mão, você pegará DUAS CARTAS, se o jogador tiver colocado apenas UM 1. Se ele tiver colocado DOIS uns, você pegará QUATRO cartas, e assim por diante.

REGRA DO 0
Se é minha vez, e eu jogar um 0, eu escolherei se quererei ou não trocar meu jogo. Se o próximo seria você, e eu decidisse que iria trocar de jogo, minhas cartas iriam para você, as suas para FULANO, e a de FULANO para mim. E assim por diante.


3. REGRA MALUCA


Essa é uma regra meia maluca, mas existe, e é original do jogo. No papel de instruções, tem ela, você pode conferir ao comprar o seu UNO. Ele vem traduzido em quatro línguas, uma delas é português.

Se é sua vez, e você não tem nenhuma carta, você deve cavar uma, e dar a vez ao próximo.

A regra funciona assim: Se você CAVAR uma carta, só para não jogar o CURINGA +4 (Muitas pessoas deixam para jogar por último, pra ter maior chance de ganhar), e um dos jogadores falar: "Desafio", você terá que amostrar suas cartas. Se entre elas estiver o +4, você pegará mais sete cartas, caso contrário, quem pegará é a pessoa que disse que você tinha +4.

4. PUNIÇÕES

- Caso alguém jogar errado, terá que pegar uma carta.
- Existe uma REGRA chamada a REGRA DO 7.
Se EU jogar o 7, apenas EU poderei falar. Você, e fulano, ficarão calados. Caso falem, pegarão quatro cartas. Só estarão livres para falar quando eu colocar outro sete, mas, se você tiver um sete, e jogar, você poderá falar, e eu e FULANO ficaremos calados.

5. FIM DE JOGO
O objetivo do jogo é terminar as suas cartas. Quando você terminá-las, deve GRITAS "UNO". Se não gritar e alguém PERCEBER, e falar "Pegue 7", "Pegue 6", "Pegue 5", até "Pegue 1", você terá que pegar a quantidade de cartas que ele falar (Lembrando que só até 7).


6. EXCEÇÃO


- Caso você tenha mais de uma carta de um só número, você poderá jogar todas elas, porém, de baixo deve obedecer a cor que está no jogo.


Alguma dúvida? Entre em contato comigo: 


MSN: xpetinho@hotmail.com
Twitter: T_Petinho

Um comentário:

Me ajude curtindo minha página de humor no Facebook.

Basta clicar, mais nada. Por favor, clica, clica, vai.