segunda-feira, 21 de março de 2011

Como dormir de forma correta?

Existe coisa melhor no mundo do que dormir? Não, literalmente, não! Nada, nada é melhor do que relaxar depois de um longo dia de trabalho, uma longa jornada, ou até mesmo depois de um longo dia de tédio, sentado em frente a um computador! Então, está dito: Nada melhor que dormir... Como é tendência, dormimos deitados, certo? Sim, mas a maioria das pessoas dormem de forma incorreta, o que pode provocar SÉRIOS problemas para a coluna.

Outro dia, eu vi um velhinho, que não conseguia ficar reto, por conta de sua coluna, que era torta. Sério mesmo, literalmente torta, tipo um "r". No início, um pouco reta, e depois, com uma longa curva. Eu não perguntei a ele, mas provavelmente, a coluna dele havia ficado daquela forma, simplesmente pelo má jeito como ele se sentou ou deitou em sua infância e adolescência.

Tudo começa no computador. Há cinco anos, ainda não existia computador aqui em casa, até que meu pai comprou um. O vício começou, e eu passava quase o dia inteirinho, sentado de forma desajeitada, pensando que aquilo era confortável. O tempo foi passando, passando, até que ano passado, eu comecei a sentir dores na coluna. Descobri, que era lordose lombar, quando os ossos do início da coluna se inclinam, e é causada pela má forma de se sentar e se deitar. Eu, sabia que aquilo nada mais era do que resultado de minhas posturas, então, não me atrevi a procurar médico nenhum. Procurei na internet, sobre formas corretas de se sentar e deitar, mas minha dor havia passado, então deixei de lado, voltando a ficar "torto" em cadeiras e na cama, CIENTE, DE QUE AQUELA NÃO ERA A FORMA CORRETA.


Os meses se passaram, e há uma semana, as dores voltaram. Eu por minha vez, tomei vergonha na cara, e comecei a me sentar e deitar corretamente. Vou passar pra vocês essas dicas.

1- A maneira certa de deitar
Por mais incrível que pareça, a maneira mais correta de se deitar, não é de bruços, que nossa coluna fica reta. Sim,ela realmente fica reta, mas o peso do seu corpo, fica todo em cima de sua coluna, fazendo ela se inclinar mais pra dentro, em direção a barriga, assim, obtendo-se a já dita lordose lombar.


A maneira correta de se deitar, é de lado. Sim, de lado. Basta você deitar-se de lado, com as pernas pouco dobradas, o braço em cima, e um travesseiro baixo, para você colocar sua cabeça, e embaixo dele, coloque seu braço, e outro travesseiro entre suas pernas, se você for magro. Veja na ilustração abaixo:

Agora, se você tem aquelas idiotisses de dormir com o cobertor da cabeça aos pés, trate de tirar essa mania. Eu também tinha isso. Ontem, resolvi me ousar, abri a janela, deixei o vento entrar, e tirei o cobertor literalmente. Deixei o medo de lado, e puf! Dormir a NOITE INTEIRINHA, nem um tiro me acordava, juro! Fiquei literalmente inconsciente, ao contrário de quando eu dormia errado, acordava a todo momento.

2- A maneira certa de sentar
Eu creio que uma ilustração seja suficiente para você ver como deve se sentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me ajude curtindo minha página de humor no Facebook.

Basta clicar, mais nada. Por favor, clica, clica, vai.